Sobre nós

Quem faz o Educa 2022

Demétrio Weber é jornalista, mestre em Direitos Humanos, Cidadania e Violência e criador do blog Educa 2022. 

Como repórter nos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo, entre 1995 e 2015, especializou-se na cobertura de educação.​ Foi também assessor de imprensa e consultor da UNESCO no Brasil. 

Ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo 2013, na categoria Informação Econômica, com uma série de reportagens sobre os dez anos do Bolsa Família. É Jornalista Amigo da Criança, título concedido pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), em 2005, e membro da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca).

É autor, entre outros, do Guia do Ideb da Jeduca, dos capítulos 6 e 10 do livro Políticas educacionais no Brasil − O que podemos aprender com casos reais de implementação? e da reportagem More than money, failures of U.S. schools require new strategies, publicada no site do jornal The Washington Post.

Atualmente é colunista no portal Os Divergentes e produz conteúdo para o portal do Instituto Unibanco.

Acredita que a educação pode mudar o mundo.

Colunistas

César Steffen é doutor em comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e criador da EAD sem Mistérios, plataforma que oferece cursos de formação em educação a distância para professores e gestores. 

Pesquisador nas áreas de comunicação, design e marketing, leciona em cursos de graduação e pós-graduação há mais de 15 anos. Atua também como avaliador do ensino superior brasileiro, integrando o Banco de Avaliadores (BASis) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) do Ministério da Educação (MEC/Inep). É autor dos livros Midiocracia: a nova face das democracias contemporâneas e Tecnologia pra quê? − Volumes 1 e 2.

Dilvo Ristoff é graduado em letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em literatura pela University of Southern California, nos Estados Unidos, é professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

 

Foi diretor de Estatísticas e Avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), diretor de Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e diretor de Políticas e Programas da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC). Foi também reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul.

É autor e coautor de inúmeros livros. Entre eles, Universidade em foco − reflexões sobre a educação superior (Editora Insular, 1999), Neo-realismo e a crise da representação (Insular, 2003), John Updike´s Rabbit at Rest: Appropriating History (Peter Lang, 2008) e Construindo outra educação: tendências e desafios da educação superior (Insular, 2011).

 

Atualmente ministra aulas e orienta dissertações no Programa de Mestrado em Métodos e Gestão em Avaliação da UFSC.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2020 por Educa 2022. Os textos do blog Educa 2022 podem ser reproduzidos, desde que citada a fonte "Educa 2022".