- Gina Vieira Ponte
Viva Paulo Freire

Se estivesse vivo, hoje Paulo Freire completaria 99 anos. Mas, no fundo, ele está. Creio mesmo que quem deixa um grande legado segue vivo, eternamente. E o legado de Paulo Freire é grandioso. É o legado de um homem que não só produziu uma obra robusta, potente e imprescindível, mas é o legado de um homem que, pela trajetória de vida, tinha legitimidade para dizer tudo o que disse e para anunciar o que anunciou ao mundo. No caso de Paulo Freire, aplica-se plenamente aquela máxima "as palavras convencem, o exemplo arrasta".
Quando vejo qualquer pessoa, em especial quem é da área de educação, tentando desqualificar ou desacreditar Paulo Freire, a primeira conclusão a que eu chego é que aquela pessoa nunca se deu ao trabalho de entrar, verdadeiramente, em contato com as palavras dele.
A escrita de Paulo Freire, a semântica, o estilo dele são únicos. O que ele escreve vivifica, provoca, instiga, inquieta, porque é escrita nascida no parto da vida, na luta, no trabalho, não é palavra morta gerada estéril, por não ser genuína o suficiente para existir.
Como Bell Hooks, lendo a obra de Paulo Freire eu encontrei a cura das minhas dores no magistério, eu resgatei o sentido do meu fazer pedagógico como compromisso máximo com a transformação social. E ainda é às suas palavras que eu recorro quando as incertezas da jornada na educação me solapam.
Tenho muitos livros de Paulo Freire que considero essenciais, mas penso que ninguém, ninguém poderia colocar o pé em uma sala de aula sem ter lido A Pedagogia do Oprimido, A importância do ato de ler, A educação como prática da liberdade e A Pedagogia da Autonomia.
Se você é professor ou professora e se ama a educação, mergulhe na semântica de Paulo Freire, na prosa poesia palavra viva que acorda, liberta e transforma. Viva Paulo Freire! Paulo Freire Vive.
Muito obrigada, mestre, por sua existência e legado!
* * *
Gina Vieira Ponte é professora de língua portuguesa na rede pública do Distrito Federal, mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Educação a Distância (EAD) e em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar e criadora do Projeto Mulheres Inspiradoras.
O artigo acima é de responsabilidade da autora e não reflete necessariamente a visão do Educa 2022.