• Jornal da USP

USP promove debate sobre o Ideb


Foto: Secretaria de Educação do Maranhão/Divulgação/Jornal da USP

Especialistas vão debater nesta terça-feira (3), às 10h, um instrumento que define as políticas públicas em educação no Brasil – o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A conferência O Cenário da Educação Básica no Brasil: Análise do Ideb 2019 vai reunir pesquisadores para discutir os resultados desse instrumento no ano passado. Promovido pela Cátedra de Ensino Básico e pela Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, ambas ligadas ao Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP), o evento será transmitido ao vivo pelo site do IEA e pelo canal do polo de Ribeirão Preto do IEA na plataforma Youtube. A participação é gratuita. Não é preciso fazer inscrição.


O conferencista será o professor Carlos Eduardo Moreno, diretor de Estatísticas Educacionais do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Ele terá como debatedores Bernardete Angelina Gatti, do Conselho Consultivo da Cátedra de Educação Básica; Cláudia Passador, do Conselho de Coordenação da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira; Cecília Motta, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); e Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A mediação será da vice-diretora do IEA, professora Roseli Lopes.​


Criada a partir de um convênio entre a USP, o Itaú Social e a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp), a Cátedra de Ensino Básico se dedica a identificar medidas que subsidiem políticas para o ensino básico a partir da análise de experiências inovadoras e de ações relacionadas à formação e ao desenvolvimento profissional de professores. ​A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira é uma iniciativa do IEA em Ribeirão Preto, financiada pelo Santander Universidades com o objetivo de buscar formas de contribuir para políticas públicas de cidades de médio porte.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Branca Ícone Instagram

© 2020 por Educa 2022. Os textos do portal Educa 2022 podem ser reproduzidos, desde que citada a fonte "Educa 2022".