• Secom UnB

UnB substitui vestibular de 2020 pelo Enem


Foto: Secom UnB/Arquivo

O vestibular da Universidade de Brasília (UnB), que tradicionalmente ocorre no meio do ano, para ingresso no 2º semestre letivo, será substituído excepcionalmente pelo processo seletivo Acesso Enem UnB. A seleção vai utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. A substituição é excepcional, relacionada ao cenário da pandemia do novo coronavírus, que impede as aglomerações.

A Universidade deve lançar o edital referente a este processo seletivo em breve. A inscrição será gratuita e pela internet. Serão preenchidas cerca de 2.100 vagas e podem ser utilizadas as notas do Enem de 2019. Os aprovados serão registrados na UnB este ano e iniciarão as aulas no 2º semestre de 2020, cuja data de início será em 1º de fevereiro de 2021.

O próximo semestre será feito em modo remoto ou presencial?

O assunto ainda não foi discutido pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). O plano de retomada das atividades de ensino na UnB foi estruturado em cinco etapas, que consideram o cenário da pandemia no Distrito Federal e no Brasil. As atividades presenciais, ainda que de modo parcial, dependerão disso, bem como de orientações das autoridades de saúde e do Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 da Universidade de Brasília (Coes).

A instituição ainda não tem uma data para o lançamento dos editais do Programa de Avaliação Seriada (PAS) – Etapas 1, 2 e 3. A seleção ocorrerá apenas em 2021. É importante lembrar que, nesse caso, o ingresso será para o 1º semestre de 2021, que ainda não tem data de início definida. O 2º semestre de 2020 começará em 1º de fevereiro de 2021.

A universidade está planejando com muita cautela os processos seletivos, tanto porque é preciso evitar aglomerações quanto porque se faz necessário garantir equanimidade na realização de ações por via digital. Tão logo a universidade tenha uma decisão sobre o PAS, a comunidade será informada pelos canais oficiais.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Branca Ícone Instagram

© 2020 por Educa 2022. Os textos do portal Educa 2022 podem ser reproduzidos, desde que citada a fonte "Educa 2022".