• Secom UnB

UnB pesquisa impacto psicossocial


Pesquisa teve início em agosto e será aplicada por meio de questionário. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Mudanças repentinas provocadas pelo isolamento social podem ter consequências para a saúde mental: ansiedade e medo são algumas das reações que têm se tornado comuns na pandemia de covid-19. Para avaliar o impacto psicológico do isolamento na Universidade de Brasília (UnB), a professora Andrea Gallassi realizará uma pesquisa sobre o tema.

“O isolamento social trouxe uma reviravolta no modo de vida das pessoas. A matéria-prima da universidade são as relações sociais. O ensino só acontece com a interação entre as pessoas”, diz a professora Andrea Gallassi, do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade UnB de Ceilândia.

Serão coletados dados de estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e técnicos administrativos de todos campi – Ceilândia, Darcy Ribeiro, Planaltina e Gama.

A pesquisa abordará três grandes frentes: a saúde mental, na qual serão avaliadas a presença de depressão e ansiedade; o uso de álcool e outras drogas; e os papéis ocupacionais, o que envolve, por exemplo, o desempenho de funções domésticas, como cozinhar e cuidar dos filhos.

“Esse é um estudo totalmente inédito, pois nunca na história houve uma interrupção abrupta dessa forma no modo de viver das pessoas”, destaca Andrea, que é também coordenadora do Centro de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas (CRR).

Atendimento


Os resultados poderão auxiliar na formulação de políticas institucionais em saúde mental e colaborar com dados para ampliar a oferta de atendimento psicossocial à comunidade universitária. Além disso, podem contribuir para mapear ocupações e atividades em que estudantes, técnicos e docentes estejam mais engajados ou que sofreram maior ruptura no período de isolamento social.

A professora Daniela Rodrigues acredita que a iniciativa trará um olhar direcionado para o sofrimento psicossocial da comunidade acadêmica e as possibilidades de acolhimento. “A partir dela, a UnB poderá pensar em formas de atendimento e espaço de cuidado e de promoção à saúde para os estudantes, servidores e professores, durante esse período de isolamento social”, afirma.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Branca Ícone Instagram

© 2020 por Educa 2022. Os textos do portal Educa 2022 podem ser reproduzidos, desde que citada a fonte "Educa 2022".