• Secom UnB

UnB: dez cursos com nota 5 no Enade


Foto: Secom UnB

A Universidade de Brasília (UnB) se destacou nos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019, divulgado na semana passada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Vinte e sete dos 28 cursos avaliados tiveram notas 4 e 5, consideradas de excelência na avaliação, cuja escala vai de 1 a 5. Dez das 11 graduações do Distrito Federal que receberam o conceito máximo (5) estão na UnB.

“Este resultado reflete o trabalho sério e competente de toda a nossa comunidade. É uma alegria saber que temos tantos cursos estrelados e que, com isso, formamos profissionais de qualidade para toda a sociedade”, celebrou a reitora Márcia Abrahão. “Os indicadores também deixam claro que o investimento público feito em nossa instituição traz retornos substanciais.”

Percentualmente, 96,4% dos cursos da UnB tiveram notas 4 e 5. Se considerados apenas os cursos nota 5, o percentual foi de 35,7%.


Arte: Francisco George Lopes/Secom UnB

As notas do Enade alimentam o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e ajudam a compor o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), indicadores de qualidade do ensino superior no país.

A avaliação é construída a partir do perfil de egresso esperado, conforme as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Para isso, a primeira turma a ingressar no período que representa a metade do curso é avaliada e seus resultados são comparados com o de formandos, medindo o quanto eles aprenderam. Nesta edição, foram avaliados cursos das áreas de saúde e engenharias.


Outro destaque foi a participação de estudantes da UnB nas provas: 97%, em 2019.


“Isso reflete também um esforço institucional que fizemos junto aos coordenadores de cursos, para estimular a participação e, assim, nos ajudar a trazer um retrato mais fiel da qualidade das nossas graduações”, comentou Danilo Prata, técnico do Decanato de Ensino de Graduação (DEG) e procurador Educacional Institucional da UnB, que acompanha processos de regulação e avaliação, como o Enade.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Branca Ícone Instagram

© 2020 por Educa 2022. Os textos do portal Educa 2022 podem ser reproduzidos, desde que citada a fonte "Educa 2022".