• Lucia Dellagnelo

Um desafio urgente


Entre os profissionais mais afetados nesta pandemia, estão os professores!


O fechamento das escolas gerou a necessidade de assumirem novas formas de atuação para a qual não estavam preparados tanto do ponto de vista técnico quanto emocional.


Uma pesquisa recente do Instituto Península mostra que, neste momento, a ansiedade é o sentimento mais comum entre os professores, e que 88% dos respondentes nunca tinham dado uma aula remota.


O nível incipiente de competência digital já tinha sido identificado pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), ao analisar as respostas de milhares de professores de todo o país que utilizaram a Autoavaliação de Competências Digitais para conhecer melhor as competências que necessitam desenvolver.


Lição


Para garantir a aprendizagem efetiva de seus alunos, professores precisam estar preparados para oferecer uma educação híbrida que disponibilize experiências de aprendizagem por diferentes modalidades.


Que esta pandemia deixe de lição que incluir o desenvolvimento de competências digitais na formação inicial e continuada de professores é urgente.


* * *

Lucia Dellagnelo é diretora-presidente do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). Doutora e mestre em Educação pela Universidade de Harvard (Estados Unidos), foi secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina e fundou e presidiu o Conselho do Instituto Comunitário (Icom) Grande Florianópolis. Preside a comissão julgadora do Prêmio King Hamad bin Isa Al-Khalifa, promovido pela UNESCO, para iniciativas mundiais de uso de tecnologia na escola.

Artigo originalmente publicado em 22 de maio de 2020, no site do CIEB.

A educação passa por aqui.

Educa 2022

Professor que escreve uma fórmula em um

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2020 por Educa 2022. Os textos do portal Educa 2022 podem ser reproduzidos, desde que citada a fonte "Educa 2022".