• Demétrio Weber

Saeb 2021: resultados em até 280 dias


Foto: Reprodução do portal do Inep

A portaria do Inep com as diretrizes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021 estabelece prazo de até 280 dias, após a realização das provas, para a divulgação dos resultados finais. O último dia desse prazo é 16 de setembro de 2022 (uma sexta-feira), já no fim do terceiro trimestre do ano que vem.


A realização do Saeb 2021 no mesmo formato da edição de 2019, com avaliação censitária dos alunos da rede pública, é criticada por integrantes do Conselho Nacional de Educação (CNE) e da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave).


Em meio à pandemia de covid-19 e à suspensão das aulas presenciais, a Abave recomendou ao Inep que o exame fosse inteiramente amostral, com divulgação dos resultados em tempo mais curto, até fevereiro de 2022, para auxiliar as redes de ensino na preparação do próximo ano letivo.


O Inep e o Ministério da Educação, no entanto, decidiram manter o formato da edição de 2019, anterior à pandemia.


190 dias mais 90 dias


A portaria determina que os resultados preliminares das escolas poderão ser disponibilizados em até 190 dias após o término da aplicação dos testes − o período de realização das provas, em todo o Brasil, vai de 8 de novembro a 10 de dezembro.


Esse prazo de 190 dias, contabilizado a partir de 11 de dezembro de 2021 (um sábado), vai até 18 de junho de 2022 (também um sábado). Depois disso, a portaria prevê até mais 90 dias para a divulgação dos resultados finais por escola, município, estado e país. A soma dos dois prazos totaliza até 280 dias.


Em tese, a instituição aplicadora do exame, ainda a ser contratada pelo Inep, poderá antecipar a divulgação. Os prazos previstos na portaria, contudo, levam em conta o tamanho da avaliação − que envolve milhões de provas e questionários em todo o território nacional.


Confira aqui o que disse a presidente do CNE e da Abave, Maria Helena Guimarães de Castro.


Visão geral do Saeb 2021


O quadro abaixo acompanha a portaria do Inep e dá uma visão geral de como será o Saeb 2021: