• Demétrio Weber

Saeb 2021: provas em novembro e dezembro

Atualizado: Jul 8


Imagem: Reprodução do Diário Oficial da União

As provas deste ano do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) serão aplicadas de 8 de novembro a 10 de dezembro, em todo o país. As diretrizes do principal exame sobre a qualidade do ensino no Brasil foram publicadas na terça-feira (6), no Diário Oficial da União. Confira aqui a íntegra da Portaria n.º 250/2021 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


Serão avaliados alunos do 2º, do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e do último ano do ensino médio. Nas escolas públicas, a aplicação será censitária (para todos os estudantes das respectivas séries), exceto no 2º ano do ensino fundamental, em que o teste será amostral. Nas escolas particulares, o exame será amostral em todas as séries avaliadas.


O Saeb de 2021 segue o modelo da edição de 2019, anterior à pandemia de covid-19. Serão avaliados conhecimentos, habilidades e competências em língua portuguesa (leitura) e matemática. A exemplo do que ocorreu em 2019, uma amostra de alunos do 9º ano do ensino fundamental responderá também a testes de ciências humanas e ciências da natureza.

Haverá ainda uma avaliação amostral da educação infantil, por meio de questionários dirigidos aos secretários municipais de Educação, diretores de escolas e professores. Na edição de 2019, já havia sido realizado um estudo-piloto sobre a educação infantil.


O Inep informou que "publicará em seu portal, em até 90 dias, uma nota técnica indicando a população de referência do Saeb 2021. O documento detalhará o conjunto de escolas, redes e sistemas que efetivamente poderão participar da avaliação, seja de forma censitária ou amostral".


Confira aqui a nota do Inep com mais informações sobre a nova portaria e sobre o Saeb.