• Demétrio Weber

Roger Chartier em evento on-line da USP


Começa nesta terça-feira (24) o 1º Congresso Internacional de Educação Escolar, promovido pela Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto. O evento é on-line e gratuito.


Segue nota que recebi da jornalista Daniela Penha:


"A abertura do 1º Congresso Internacional de Educação Escolar, realizado pela USP Ribeirão Preto, terá a participação do renomado historiador francês Roger Chartier, além do autor Augusto Cury e importantes pesquisadores da área educacional, que abordarão as temáticas da leitura, educação básica em contexto de pandemia, formação de professores e educação socioemocional.


O evento, que irá acontecer totalmente on-line e com inscrições gratuitas, tem início nesta terça-feira, dia 24, às 14h, com programação extensa e diversa. Serão quatro dias de encontros, com mais de 30 convidados do Brasil e do mundo. As inscrições continuarão abertas até o último dia de congresso, e os inscritos receberão certificados pela participação.


Às 14h, o historiador Roger Chartier, doutor pela Ecole Normale Supérieure de SaintCloud, com experiência na área de ciências humanas, autor e organizador de diversos livros, irá ministrar a palestra de abertura, 'A leitura, os livros, os leitores e a educação básica no contexto de pandemia', que trará considerações essenciais para a compreensão das transformações vivenciadas pela educação no mundo. Chartier irá abordar as mudanças sofridas pelo livro e a leitura enquanto prática cultural, os impactos pelos quais a escrita vem passando em um mundo cada vez mais tecnológico, bem como as problematizações que envolvem a formação de um leitor crítico, plural, capaz de interpretar as diferentes linguagens e sentidos que circulam na sociedade contemporânea.


Das 16h10 às 17h40, a mesa-redonda 'Formação de Professores: identidade profissional, trabalho docente, experiências formativas e práticas pedagógicas' irá reunir os convidados Anderson de Carvalho Pereira, professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Denise Wildner Theves, professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fabián Rodrigo Araya Palácios, da Universidade de La Serena (Argentina), e Selma Garrido Pimenta, professora da Faculdade de Educação da USP.


Médico psiquiatra, pesquisador e classificado como o autor brasileiro mais lido da última década, Augusto Cury irá ministrar a palestra 'A importância dos aspectos socioemocionais para o desenvolvimento da aprendizagem em contexto de pandemia', das 18h30 às 19h. E, para encerrar o dia tão repleto de trocas, a mesa-redonda 'Educação Socioemocional: da interação professor-aluno à aprendizagem significativa trará como convidados Giovanna Wrubel, doutora em Letras Clássicas e Vernáculas pela USP e pesquisadora do Gepalle (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento) da USP, Anderson Luiz Araújo, consultor pedagógico da Escola da Inteligência, Laura de Oliveira Marangoni, psicóloga e mestre em psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto e Laura Moreira Borelli, mestre em psicologia do desenvolvimento e aprendizagem pela Unesp.


As atividades do Congresso serão retomadas na quarta-feira, às 9h, com a palestra aA Educação Básica Brasileira', ministrada por Mozart Ramos, educador, escritor e químico brasileiro.


Sobre o congresso


Realizado pelo Departamento de Educação, Informação e Comunicação, Departamento de Química e Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto o '1º Congresso Internacional de Educação Escolar: o cenário de pandemia, seus desafios, perspectivas e possibilidades' pretende analisar as mudanças profundas vivenciadas pela educação e todos os seus atores. Diante da pandemia, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, gestores, pesquisadores e estudiosos foram obrigados a se reinventar. E ainda há muito pela frente nesse processo diário de repensar a aprendizagem. Se faz necessário e urgente falar sobre o presente para traçar caminhos possíveis no amanhã. O evento será realizado totalmente on-line de 24 a 27 de novembro. Todas as atividades contarão com tradução em libras."


Mais informações e inscrições aqui.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Branca Ícone Instagram

© 2021 por Educa 2022. Os textos do portal Educa 2022 podem ser reproduzidos, desde que citada a fonte "Educa 2022".