• Demétrio Weber

Rio Grande do Norte: melhores redes



O município de Acari obteve o mais alto Ideb nos anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental entre as redes municipais do Rio Grande do Norte: 6,8.

Nos anos finais (6º ao 9º ano), a rede de Ipueira atingiu o melhor resultado: 5,5.

Quando mais de um município alcança o mesmo Ideb, o critério de desempate adotado pelo Educa 2022 é a nota média nas provas de leitura e matemática.


Nos anos iniciais, porém, as redes municipais de São João do Sabugi e São José do Seridó atingiram o mesmo Ideb e a mesma média nas provas. Assim, dividem a 9ª posição do ranking estadual.

Confira abaixo:

As 10 redes municipais potiguares com maior Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental


As 10 redes municipais potiguares com maior Ideb nos anos finais do ensino fundamental

O que é o Ideb

Principal indicador da qualidade do ensino no Brasil, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é calculado a cada dois anos, com base nas notas de provas de leitura e matemática e no percentual de alunos aprovados.

O Ideb dos anos iniciais do ensino fundamental considera os índices de aprovação do 1º ao 5º ano. As provas de leitura e matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são aplicadas nas turmas do 5º ano.

O Ideb dos anos finais do ensino fundamental considera os índices de aprovação do 6º ao 9º ano. As provas de leitura e matemática são aplicadas nas turmas do 9º ano.

Os resultados do Ideb de 2019 foram divulgados na última terça-feira (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).