©2020 por Educa 2022

Educa 2022

Boas práticas e casos de sucesso na educação

Os 200 anos da Independência do Brasil serão celebrados em 2022, mas somente com educação de qualidade − e para todos − é que seremos verdadeiramente livres.

 
 
  • Demétrio Weber

Que venha 2020!


O ano que termina hoje foi o primeiro deste Educa 2022.


Estreamos em 7 de setembro, Dia da Independência, data ainda mais significativa para quem está de olho nos 200 anos da independência do Brasil, cuja celebração, em 2022, é a razão do nome do blog.


Nestes quase quatro meses, falamos de boas práticas e de casos de sucesso na educação. Destacamos o trabalho de educadores que têm feito a diferença e de especialistas que buscam saídas para nossos desafios.


Falamos de Sobral, o município cearense que é a prova viva de que a educação brasileira pode oferecer ensino de qualidade para todos. Do estudo que identificou escolas de ensino médio capazes de superar adversidades em áreas pobres. E de como uma escola paulistana de elite encara o desafio da aprendizagem neste século XXI.


O que nos move é a certeza de que o país está repleto de experiências inovadoras e bem-sucedidas. De que podemos ser maiores do que nossos problemas. E de que é possível dar escala a todo esse esforço, de norte a sul, em todas as salas de aula deste imenso Brasil.


A eduçação precisa avançar. Dia após dia, um passo (ou muitos) de cada vez. Eis a(s) história(s) que queremos contar. Que venha 2020.


Feliz Ano Novo!

1 comentário
 

Quem faz o blog

Demétrio Weber é jornalista, mestre em Direitos Humanos, Cidadania e Violência e criador do blog Educa 2022. Acredita que a educação pode mudar o mundo.

Como repórter nos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo, entre 1995 e 2015, especializou-se na cobertura da área de educação.

Foi assessor de imprensa e consultor da UNESCO no Brasil. 

É autor, entre outros, do Guia do Ideb da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), dos capítulos 6 e 10 do livro Políticas educacionais no Brasil − O que podemos aprender com casos reais de implementação? e da reportagem More than money, failures of U.S. schools require new strategies, publicada no site do jornal The Washington Post.