• Demétrio Weber

Primeira infância: dados por município

Atualizado: há 2 dias


Foto: Divulgação/Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Uma nova plataforma criada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, com acesso gratuito pela internet, reúne informações sobre a situação das crianças de 0 a 6 anos em cada município brasileiro.


Para cada município, podem ser consultados 33 indicadores divididos em cinco eixos:


- Educação infantil

- Saúde

- Nutrição

- Segurança e proteção

- Parentalidade [condição de quem se assme como pai ou mãe de uma criança]


"Criamos essa ferramenta porque entendemos que, para agir com consistência em benefício da primeira infância, é preciso primeiro inteirar-se dos principais desafios no atendimento aos direitos das crianças em seu município e ter objetivos claros, metas factíveis para serem atingidas durante o mandato", diz Mariana Luz, CEO da fundação.


Futuros prefeitos


A plataforma leva o nome de Primeira Infância Primeiro e tem como foco os futuros prefeitos e vereadores que serão eleitos em novembro. "(...) é nos municípios que planos viram ações e que políticas públicas podem de fato impactar o dia a dia da população em seus múltiplos aspectos", diz texto divulgado pela fundação no último dia 3 de setembro, quando a nova plataforma foi lançada.


"Um bom prefeito e uma boa câmara de vereadores são aqueles capazes de fazer boas escolhas diante das restrições de tempo e de orçamento a que estão submetidos", afirma Heloisa Oliveira, diretora de Relações Institucionais da fundação. "Muitas dessas escolhas voltadas à primeira infância trazem resultados imediatos e conferem reconhecimento automático a quem as tomou."


A plataforma Primeira Infância Primeiro pode ser acessada aqui.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Branca Ícone Instagram

© 2020 por Educa 2022. Os textos do portal Educa 2022 podem ser reproduzidos, desde que citada a fonte "Educa 2022".