• Secom UnB

Os 120 anos de Anísio Teixeira


Foto: Revista Darcy / Divulgação

No dia 12 de julho de 1900, nascia, em Caetité, na Bahia, Anísio Teixeira (1900-1971). Ao lado de Darcy Ribeiro, ele idealizou o projeto da Universidade de Brasília (UnB). Os dois pensadores imaginaram, desenharam e implantaram a UnB.

Ainda no Distrito Federal, Anísio Teixeira teve papel importante ao estabelecer o sistema de educação pública do DF. Foi ele também que incluiu o conceito pioneiro de escolas-parque, que funcionavam em complementação às escolas básicas, com atividades de educação física e artes. O fato é que a educação pública de qualidade sempre moveu o educador baiano.

Como retratou a revista Darcy de número 23, na matéria Pioneiros, uma das inovações da UnB proposta por Anísio foi a extinção das cátedras: “Os professores e os alunos passaram a ter maior autonomia e liberdade para circular pelos departamentos, identificando-se com os vários setores do conhecimento e ampliando a experiência acadêmica. A proposta inspirou outras universidades criadas posteriormente, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)”, diz o texto.

Legado


Para celebrar os 120 anos de seu nascimento, João Augusto de Lima Rocha, professor titular aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro da Fundação Anísio Teixeira, e Remi Castioni, professor da Faculdade de Educação da UnB e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Anisio Teixeira, revisitaram as principais obras do educador baiano e seu legado para a educação brasileira. O resultado foi um artigo publicado originalmente no site da revista Darcy, que o Educa 2022 reproduz nesta quinta-feira (16) e sexta-feira (17), na editoria de opinião.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Branca Ícone Instagram

© 2020 por Educa 2022. Os textos do portal Educa 2022 podem ser reproduzidos, desde que citada a fonte "Educa 2022".