• Redação Jeduca

Novo curso: jornalismo e educação

Atualizado: 22 de Nov de 2020


Angela Chagas, uma das coordenadoras do novo curso. Foto: Reprodução/YouTube

A Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) está com inscrições abertas e gratuitas, até 18 de novembro, para o curso on-line “Jornalismo de educação: bases para a cobertura”. O curso é exclusivo para estudantes de jornalismo e de comunicação, além de profissionais que tenham interesse em ampliar o seu conhecimento sobre a cobertura de educação. Os interessados podem se inscrever aqui


Desde 2018, a Jeduca já realizou 15 oficinas sobre jornalismo de educação em faculdades de jornalismo, mas, com a pandemia, identificou a importância de promover um curso on-line também voltado para jornalistas formados.

“Vivemos um momento desafiador de proliferação de informações falsas que demandam um jornalismo cada vez mais eficaz na checagem de fatos e dados, na contextualização de informações e na apresentação de diversas abordagens, reforçando o papel da imprensa no fortalecimento da democracia. Esse curso é uma oportunidade para que todos possam conhecer melhor sobre como trabalhar com jornalismo de educação”, explica Fábio Takahashi, presidente da Jeduca.

As aulas acontecerão de 23/11 a 11/12 na plataforma de cursos da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), parceira da iniciativa. Os participantes receberão certificado. O curso é gratuito e conta com a coordenação dos jornalistas Angela Chagas, diretora da Jeduca, e Sérgio Lüdtke, da Abraji, e com apoio de Amanda Cieglinski, coordenadora do Comitê Editorial da Jeduca. 

Dois módulos


O programa divide-se em dois módulos: Ecossistema da Educação e Prática do Jornalismo nessa área. Serão 15 aulas, com vídeos e textos. A cada semana serão liberadas cinco aulas, sempre às segundas-feiras. Todas contam com interpretação em libras e legendas opcionais. 

A abertura do primeiro módulo será feita pelo jornalista Luiz Fernando Toledo, que abordará a estrutura e o sistema de ensino atual no Brasil. O tema de políticas educacionais será orientado por Marta Avancini, editora pública da Jeduca. Sobre o tema de legislação, Ricardo Falzetta abordará o direito à educação, as principais leis vigentes e o impacto da área para a redução da desigualdade no Brasil. 

Ainda no primeiro módulo, Paulo Saldaña abordará as principais políticas e fontes de financiamento da educação no Brasil, e Tatiana Klix falará sobre metodologias e práticas pedagógicas. 

Antônio Gois mostrará como a educação é avaliada, para que servem e como são usados indicadores e avaliações como Pisa, Enem, Enade, Prova Brasil, Saeb, além de propostas alternativas, como o Sinaeb. Fechando essa primeira parte, Fábio Takahashi, Gois e Renata Cafardo trazem um breve histórico do jornalismo de educação, a importância da cobertura de educação e sua interrelação com outras políticas públicas. Eles abordarão, ainda, oportunidades de atuação para o jornalista de educação.

Passando à prática, o módulo 2 focará informações essenciais na qualificação profissional para a cobertura do tema. As jornalistas Ana Carolina Moreno e Thays Lavor mostrarão quais são os principais bancos de dados sobre educação existentes no Brasil, como usá-los para trazer contexto e criar narrativas, passando também pela Lei de Acesso à Informação. 

Rodrigo Ratier falará sobre as diferentes fontes da área. Bruno Scartozzoni preparou duas aulas com dicas e métodos de storytelling para produzir narrativas atraentes em educação, que contem histórias para além das estatísticas. Fechando o segundo módulo, Mariana Tokarnia e jornalistas convidados falarão sobre os impactos da cobertura da área nas políticas públicas de educação.

Programa


Confira o programa completo do curso:

Módulo 1 - O ecossistema da educação

Aulas 1 e 2: Educação no Brasil hoje - Instrutor: Luiz Fernando Toledo

Aula 3:  Políticas educacionais - Instrutora:  Marta Avancini

Aula 4: Legislação - Instrutor: Ricardo Falzetta

Aula 5: Financiamento da educação - Instrutor: Paulo Saldana

Aula 6: Metodologias e práticas pedagógicas - Instrutora: Tatiana Klix

Aula 7: Como se avalia a educação - Instrutor: Antonio Gois

Aula 8: O jornalismo de educação – Fábio Takahashi, Antonio Gois e Renata Cafardo

Módulo 2 - A prática do jornalismo de educação 

Aulas 9, 10 e 11: Como reportar com dados - Instrutoras: Ana Carolina Moreno e Thays Lavor 

Aula 12: As fontes no jornalismo de educação - Instrutor: Rodrigo Ratier

Aulas 13 e 14: Storytelling - Instrutor:  Bruno Scartozzoni

Aula 15: Impacto do jornalismo de educação - Mariana Tokarnia + depoimentos de jornalistas

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Branca Ícone Instagram

© 2021 por Educa 2022. Os textos do portal Educa 2022 podem ser reproduzidos, desde que citada a fonte "Educa 2022".