• Demétrio Weber

'Não desista do seu futuro'

Atualizado: há 5 dias


Foto: Divulgação

A evasão é um desafio para a educação brasileira, ainda mais neste momento de pandemia e de ensino remoto ou híbrido. Mais que nunca, são bem-vindas iniciativas como a do Grupo Globo e da Fundação Roberto Marinho, juntamente com mais de 25 organizações e entidades ligadas à educação, que lançaram no último domingo (11) a campanha 'Não Desista do seu Futuro'.


Reproduzo abaixo trechos de um release que recebi da competentíssima Isabella Motta, da assessoria de comunicação da Globo, com destaque para o site https://tmjsempre.org.br/, que reúne material didático e de apoio a estudantes, professores e educadores.


* * *


"A evasão escolar é um dos grandes desafios do sistema educacional brasileiro e vem se agravando ainda mais na pandemia de covid-19. Com a necessidade de isolamento social imposta pelo coronavírus, as escolas de todo o país suspenderam as aulas e tiveram que se reinventar buscando novas formas de manter o ensino a distância. Muitos estudantes, no entanto, não estão conseguindo acompanhar a nova rotina. De acordo com dados da pesquisa 'Juventudes e a pandemia do Coronavirus', do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE), 30% dos 33 mil jovens entrevistados pensam em deixar a escola e, entre os que planejam fazer o Enem, 49% já pensaram em desistir. 

Em um esforço conjunto para enfrentar a questão, Globo, Fundação Roberto Marinho e mais de 25 organizações sociais, institutos e fundações que trabalham com educação lançam o projeto 'Não Desista do seu Futuro', que alerta para o fato de que muitos alunos estão deixando de estudar, incentiva a não desistência e o fortalecimento do vínculo entre estudante e escola.  

A mobilização começ[ou no último] domingo, dia 11, com o lançamento de um filme com música inédita interpretada por Carlinhos Brown e Lexa, numa parceria com a Som Livre. Diz um trecho da canção: 'Se não dá para ir à escola agora, não deixe a escola ficar longe de você. Ligue, clique, se conecte. Não desista do direito... Seu direito de aprender'.

Além de ser visto nos intervalos da programação da TV Globo, o filme contará com desdobramentos nos canais por assinatura e ações multiplataforma, em uma estratégia de longo prazo, mas que tem um marco importante este mês por conta do Dia do Professor (15 de outubro). O objetivo da mobilização é oferecer aos estudantes, suas famílias e professores informações que os ajudem a dar continuidade aos estudos diante dos diferentes contextos e realidades que todos teremos que enfrentar após a pandemia.  

'A evasão escolar merece toda atenção da sociedade; não só pelo momento de pandemia que estamos passando, mas também por ser um dos principais fatores de desigualdade no país. Não podemos permitir que crianças e jovens desistam do seu futuro. Comprometer o futuro das juventudes é comprometer o desenvolvimento de toda uma nação. Ações como esta buscam resgatar o desejo de um futuro melhor. Buscam incentivar os estudantes a permanecerem conectados à escola e, por conseguinte, à educação. Estas ações são fundamentais e precisam ter articulação e alcance, para não deixarmos ninguém para trás', afirma Wilson Risolia, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho. 

Para manter o debate vivo e constante na sociedade, o site tmjsempre.org.br vai reunir propostas de ações e soluções para combater a evasão escolar. Os conteúdos são produzidos pelas mais de 25 entidades parceiras no projeto e têm a função de prestação de serviços, oferecendo caminhos para apoiar estudantes, a família e os professores para enfrentar a questão. Estarão disponíveis videoaulas, webinários, jogos e metodologias, entre outros conteúdos, que serão atualizados constantemente. 

'Essa campanha vem para se somar a todos os esforços que estamos fazendo neste momento no qual as aulas presenciais estão suspensas em decorrência da pandemia. Precisamos garantir o direito de cada criança e cada adolescente à educação e, sobretudo, manter o vínculo com os estudantes e famílias. É um momento complicado pra todos nós e o esforço conjunto é muito válido para darmos conta dos desafios postos', ressalta Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime e dirigente municipal de Educação do município de Sud Mennucci (SP).  

Cecilia Motta, secretária de Educação do Mato Grosso do Sul e presidente do Consed, ressalta o poder de comunicação da Globo para chegar a todos os brasileiros. 'Manter o vínculo do estudante com a escola é um dos principais desafios que enfrentamos neste momento, em que a maior parte das escolas públicas promove o processo de ensino e aprendizagem de forma remota. Portanto, contar com essa rede de apoio, liderada pela Globo e pela Fundação Roberto Marinho, faz toda a diferença para que uma mensagem de incentivo, força e esperança possa chegar a todos os pais e alunos. Não podemos deixar nenhum estudante para trás.'

O projeto 'Não Desista do Seu Futuro' é uma parceria Globo, Consed, Undime, Fundação Roberto Marinho, Unicef, Fundação Lemann, Fundação Grupo Volkswagen, Fundação Telefonica – Vivo, Instituto BEI, Instituto Natura, Instituto Oi Futuro, Instituto Península, Instituto Unibanco, Instituto Votorantim, Itaú Educação e Trabalho, Itaú Social, Instituto Alana, Cenpec, Comunidade Educativa Cedac, CIEB, Ensina Brasil, FGV, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Futura, Instituto Ayrton Senna, Instituto Reúna, Instituto Rodrigo Mendes, Instituto Sonho Grande, ISMART, Movimento Colabora, Movimento pela Base, Nova Escola, Parceiros da Educação e Porvir."

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Branca Ícone Instagram

© 2020 por Educa 2022. Os textos do portal Educa 2022 podem ser reproduzidos, desde que citada a fonte "Educa 2022".