• Demétrio Weber

Lançado livro 'Educação inclusiva na prática'



A experiência de estudantes com deficiência matriculados em escolas brasileiras é narrada no livro Educação inclusiva na Prática − Experiências que ilustram como podemos acolher todos e perseguir altas expectativas para cada um. A obra reúne seis estudos de caso, cinco deles em escolas públicas e um em escola particular, e foi lançada no último dia 23 de julho.

Organizado pelo superintendente do Instituto Rodrigo Mendes, Rodrigo Hübner Mendes, o livro tem como pressuposto que "todos podem aprender" e "que a diversidade é um valor fundamental para a educação", como destaca o texto de divulgação da obra.

A educação inclusiva no Brasil vive um paradoxo: de um lado, ampliou sua cobertura, superando padrões internacionais; de outro, precisa avançar na formação de professores para atuar na área. “Pensar em educação inclusiva exige romper radicalmente com algumas das referências que herdamos e inventar novas formas de educar", escreve Rodrigo, na introdução.

Os professores Fernando Reimers, da Universidade de Harvard, e Lino de Macedo, da Universidade de São Paulo (USP), assinam os prefácios. A jornalista especializada em educação Beatriz Vichessi é coautora de um dos estudos de caso, em parceria com Rodrigo − sobre a Escola Vera Cruz, na cidade de São Paulo.

Download

Lançado pela Editora Moderna e pela Fundação Santillana, o livro tem 210 páginas e pode ser baixado gratuitamente na internet − faça download aqui.


Confira outras opções de acesso à obra aqui.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Branca Ícone Instagram

© 2020 por Educa 2022. Os textos do portal Educa 2022 podem ser reproduzidos, desde que citada a fonte "Educa 2022".