• Redação Jeduca

País supera meta do Ideb no fundamental 1

Atualizado: Set 16


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Marta Avancini


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta terça-feira (15), os novos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb 2019) para o ensino fundamental.


Principal indicador da qualidade do ensino no Brasil, o Ideb é calculado a cada dois anos.


Os dados de hoje dizem respeito a 2019 e se dividem entre três grupos: anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), anos finais (6º ao 9º ano) e ensino médio (confira aqui os resultados do ensino médio).


Destaques do Ideb nos anos finais do ensino fundamental


Aumento de 0,2 ponto entre 2017 e 2019, chegando a 4,9 (Brasil, considerando todas as redes). Mas o Ideb está abaixo da meta (5,2).

Sete estados atingiram a meta 2019: Amazonas, Piauí, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Paraná e Goiás (considerando todas as redes).

Vale ficar de olho nos estados onde houve variação expressiva para cima: Alagoas e Ceará.

O Ceará é um estado que tem se destacado ao longo da série histórica do Ideb e que tem investido muito em políticas educacionais nas últimas décadas. Tem o mais alto Ideb no ensino fundamental 2 (anos finais). E o maior número de municípios que atingiram as próprias metas.

Alagoas tinha o Ideb mais baixo no fundamental 2 em 2005 (2,4) e chegou a uma posição de destaque positivo em 2019: está acima da meta (o Ideb no estado é 4,7 e a meta, 4,2).

Decompondo o Ideb dos anos finais por aprovação e desempenho, percebe-se que:

As taxas de aprovação mais elevadas (acima de 90%) estão em Rondônia, Acre, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. Na outra ponta, Mato Grosso e Santa Catarina tiveram queda na taxa de aprovação.

Aprendizagem: importante atentar para as disparidades entre os estados. Chama atenção que Rio de Janeiro, Roraima, Tocantins e Mato Grosso do Sul tiveram queda de rendimento.

Um dos desafios históricos do ensino fundamental 2 é superar a distorção idade-série (aluno em atraso em relação à série esperada para a idade). O Ideb 2019 mostra que somente São Paulo e Mato Grosso têm taxas de distorção idade-série na faixa de 10%. Na Bahia, no Pará e no Ceará, a taxa supera 40%.

Ensino fundamental – anos iniciais


É a única etapa em que a meta nacional para 2019 foi superada. O Ideb do Brasil foi de 5,9, e a meta é 5,7 (considerando todas as redes).

O Ideb do fundamental 1 (anos iniciais) foi puxado pela rede pública. Nessa etapa, a rede pública tem Ideb mais baixo que a rede privada. Mas esta não atingiu a meta, enquanto a rede pública a superou. Vale observar se esse comportamento se repete nos estados/DF e municípios. Rede pública (Brasil): Ideb: 5,7               Meta: 5,5 Rede privada (Brasil): Ideb: 7,1             Meta: 7,4 Dos 27 estados/DF somente Amapá, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Distrito Federal não atingiram suas metas, considerando todas as redes.

Ceará e Piauí destacam-se, porque superaram significativamente as próprias metas.


São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Distrito Federal e Rio Grande do Sul têm Ideb acima de 6. Mas vale reforçar que o Distrito Federal e o Rio Grande do Sul não atingiram as próprias metas. No caso do Ceará, é sempre importante lembrar que o estado vem investindo em políticas educacionais há algum tempo de maneira sustentada.

No Brasil, 61,6% dos municípios alcançaram a meta proposta para 2019 (considerando todas as redes). Os estados com maior percentual de municípios que atingiram a meta foram: Ceará (98,9%), Alagoas (94,1%) e Acre (85,7%).

No caso do ensino fundamental 1, é importante atentar às redes municipais, que detêm a maior parte das matrículas da etapa: 37,8% das escolas municipais do país têm Ideb maior ou igual a 6. Vale identificar essas escolas nos estados e municípios.

De maneira geral, os dados mostram que, no fundamental 1, as taxas de aprovação têm um comportamento mais uniforme e tendem a ser altas. Já o desempenho no Saeb, nas provas de leitura e matemática, varia significativamente entre os estados.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Branca Ícone Instagram

© 2020 por Educa 2022. Os textos do portal Educa 2022 podem ser reproduzidos, desde que citada a fonte "Educa 2022".