• Demétrio Weber

Santa Catarina: melhores redes

Atualizado: 27 de Set de 2020



O município de Iporã do Oeste obteve o maior Ideb de 2019 nos anos iniciais do ensino fundamental entre as redes municipais de Santa Catarina: 8,4. No ranking nacional, considerando as redes municipais de todo o país, Iporã do Oeste ficou na 9ª posição.

Nos anos finais (6º ao 9º ano), a rede municipal catarinense com maior Ideb foi a de Anchieta, com 7.


Quando mais de um município tem o mesmo Ideb, o critério de desempate para determinar a posição no ranking é a nota média nas provas de leitura e matemática.



As 10 redes municipais de Santa Catarina com maior Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental


As 10 redes municipais de Santa Catarina com maior Ideb nos anos finais do ensino fundamental

O que é o Ideb

Principal indicador da qualidade do ensino no Brasil, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é calculado a cada dois anos, com base nas notas de provas de leitura e matemática e no percentual de alunos aprovados.

O Ideb dos anos iniciais do ensino fundamental considera os índices de aprovação do 1º ao 5º ano. As provas de leitura e matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são aplicadas nas turmas do 5º ano.

O Ideb dos anos finais do ensino fundamental considera os índices de aprovação do 6º ao 9º ano. As provas de leitura e matemática são aplicadas nas turmas do 9º ano.

Os resultados do Ideb de 2019 foram divulgados na última terça-feira (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).


Atualizado às 11h55 do dia 18/9/2020: no ranking dos anos finais do ensino fundamental, o município de Joinville ficou em 6º lugar (e não em 7º, como havia sido originalmente publicado). Com isso, o município de Iomerê caiu para a 7ª posição. O erro já foi corrigido.