- Demétrio Weber
FGV debate regime de colaboração

Oito em cada dez matrículas na educação básica brasileira estão nas redes municipais e estaduais. No ano passado, eram 38 milhões − ou 80% do total de 47 milhões de matrículas da creche ao ensino médio, incluindo ensino profissionalizante e educação de jovens e adultos (EJA).
Tanto a Constituição quanto a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) preveem um regime de colaboração entre estados, municípios e União para garantir a oferta de ensino. Afinal, as diferentes redes enfrentam desafios similares e, ao longo da educação básica, é esperado que os estudantes transitem de uma rede para outra.
Para discutir esse e outros assuntos, a Fundação Getúlio Vargas promove, na terça-feira (16/6), o sexto webinário da série sobre desafios da educação básica em tempos da covid-19, cujo tema será Colaboração entre estados e municípios na pandemia. O webinário começa às 10h, com transmissão pelo YouTube (confira abaixo).
Participantes
Confira a lista de participantes:
- Natalino Uggioni, secretário da Educação de Santa Catarina.
- Marcelo Ferreira da Costa, secretário de Educação de Goiânia (GO) e vice-presidente da Undime Nacional.
- Adriana Sperandio, secretária de Educação de Vitória (ES).
- Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho e Diretora Executiva interina do Cenpec.
- João Marcelo Borges, diretor de Estratégia Política do Todos pela Educação.
- Binho Marques, ex-Governador do Acre e ex-secretário de Articulação dos Sistemas de Ensino do MEC.
A mediação será do professor Bernardo Fajardo, doutor em administração e professor do mestrado em administração pública da FGV EBAPE.
A série de webinários é resultado de parceria entre o Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais (DGPE) da FGV, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o Itaú Social. O DGPE-FGV é dirigido pelo ex-ministro da Educação Henrique Paim.
As inscrições podem ser feitas aqui.
Acesse aqui a transmissão ao vivo pelo YouTube.