• Demétrio Weber

FGV: a pandemia sob a ótica dos professores

Atualizado: Jun 23



O ensino remoto sob a ótica dos professores da rede pública será tema do 7º webinário da série Desafios da educação básica em tempos de pandemia, nesta terça-feira (23/6), das 10h às 11h30, com transmissão pelo YouTube. A iniciativa é da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o Itaú Social.

Na linha de frente das escolas, os professores viram mudar por completo o seu modo de trabalhar. Na rede pública, os desafios são ainda maiores, devido à situação de vulnerabilidade de uma parcela dos estudantes − que convivem com a exclusão digital, com a necessidade de trabalhar ou de cuidar dos irmãos menores e com a falta de lugar adequado para estudar em casa.


Sem falar naqueles que, antes da pandemia, dependiam da merenda para fazer a principal refeição do dia.

O webinário vai tratar de questões como tecnologia, práticas de ensino, materiais didáticos, alimentação e alternativas para o acompanhamento e a avaliação da aprendizagem em meio à covid-19.


Confira os participantes:

- Maria do Pilar Lacerda Diretora da Fundação SM, professora de história da educação básica e ex-secretária de Educação Básica do Ministério da Educação.

- Ivan Siqueira Professor na ECA/USP e presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.

- Maria Regina dos Passos Pereira Bióloga, pedagoga, mestre em Psicologia da Educação e doutora em Linguística Aplicada.

- Diego Navarro de Barros Professor de Educação Básica da Prefeitura de São Paulo e mestrando da Faculdade de Educação da USP.

- Sara Vergílio Professora de Biologia e Ciências da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

- Fabíola Pidorodeski Nagano Professora de Língua Portuguesa e Inglesa e pedagoga. Atua na Escola Estadual de Período Integral Alfredo Paulino (SP).

- Fátima Bayma (moderadora) Doutora em Educação pela UFRJ e professora titular da FGV EBAPE.


As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Branca Ícone Instagram

© 2020 por Educa 2022. Os textos do portal Educa 2022 podem ser reproduzidos, desde que citada a fonte "Educa 2022".