• Gina Vieira Ponte

Escrevendo o futuro



Olha, se você é professor ou professora de Língua Portuguesa no Distrito Federal não pode perder essa live. Em minhas conversas com docentes, quando conto um pouco do momento em que adoeci no exercício do magistério, período em que precisei me ressignificar para ver sentido no meu trabalho, eu me lembro de todo o meu percurso formativo. Recordo-me de cada curso de extensão e de cada especialização que foi me ajudando a entender a importância de contestar a cultura escolar bancária, instrucionista, colonial e me deu condições de forjar um fazer pedagógico mais qualificado, profundamente comprometido com as aprendizagens e com o desenvolvimento integral dos estudantes.


Dentre as várias formações que me ajudaram a ressignificar e revitalizar a minha prática pedagógica, as Olimpíadas de Língua Portuguesa merecem destaque. Para mim, o projeto é muito mais que um concurso de escrita de textos e uma Olimpíada, é um projeto de fortalecimento da identidade docente e de ressignificação do ensino de Língua Portuguesa no país.


Eu participei da edição de 2008. Foi nesta ocasião que eu entendi melhor como organizar uma sequência didática, como abordar os gêneros textuais em sala de aula, como propor escritas e reescritas de textos alinhadas à concepção da escrita como prática social, a importância do trabalho com o texto literário e a necessidade de utilizar metodologias que coloquem o estudante, a leitura e a escrita no centro do trabalho com Língua Portuguesa.


O Projeto Mulheres Inspiradoras é um dos muitos legados que a Olimpíada de Língua Portuguesa trouxe para a minha vida. No dia 29 de outubro de 2020, às 15h, com transmissão pelo YouTube, será realizada a live de abertura de formação do Programa Escrevendo o Futuro no DF. Ela será realizada com a participação dos professores

Anderson da Mata e Gleiser Valerio e das professoras Luciene Pereira e Gabriela Gonçalves.


Imperdível! Reservem as suas agendas neste dia! Participem da formação! Vai valer a pena.


* * *

Gina Vieira Ponte é professora de língua portuguesa na rede pública do Distrito Federal, mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Educação a Distância (EAD) e em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar e criadora do Projeto Mulheres Inspiradoras. O artigo acima é de responsabilidade da autora e não reflete necessariamente a visão do Educa 2022.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Branca Ícone Instagram

© 2020 por Educa 2022. Os textos do portal Educa 2022 podem ser reproduzidos, desde que citada a fonte "Educa 2022".