• Demétrio Weber

Enquete prevê Enem até maio de 2021

As provas do Enem de 2020 serão aplicadas em dezembro deste ano, em janeiro ou maio de 2021, a depender do resultado de enquete junto aos 6,1 milhões de inscritos. É o que anunciou, nesta quarta-feira (10/6), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


Os inscritos poderão escolher entre três opções de prazo de adiamento do exame, que estava marcado para novembro deste ano: 30, 60 ou 180 dias. Pela proposta, as provas continuarão sendo aplicadas em dois domingos subsequentes.


A enquete será realizada de 20 a 30 de junho, pela internet, com participação voluntária.

Para votar, os inscritos deverão acessar a Página do Participante (enem.inep.gov.br), com CPF e senha.


Datas das provas para votação na enquete:




O Enem 2020 terá, pela primeira vez, uma versão digital, a ser feita em caráter experimental por 101 mil participantes. Eles deverão comparecer aos locais de prova, mas em datas diferentes e responderão às questões no computador. A quase totalidade dos inscritos, por sua vez, fará a tradicional versão impressa.


O exame estava marcado para 1º e 8 de novembro (versão impressa) e 22 e 29 do mesmo mês (versão digital). Após resistir aos pedidos de adiamento − motivados pela suspensão das aulas presenciais em decorrência da covid-19 −, o Ministério da Educação (MEC) e o Inep anunciaram que adiariam o exame por 30 a 60 dias.


A possibilidade de adiamento por 180 dias não havia sido mencionada. O MEC e o Inep agiram depois que o Senado aprovou projeto de lei suspendendo a aplicação do exame até a conclusão do ano letivo de 2020, em todo o país. Faltava a votação na Câmara, mas os deputados sinalizaram que seguiriam os senadores.


Dos 6,1 milhões de inscritos, 23% (1,4 milhão) estão matriculados no 3º ano do ensino médio, dos quais 1,1 milhão estudam em escolas públicas. A maior parte − 65% − já concluiu o ensino médio em anos anteriores. Os demais não terminarão o ensino médio neste ano e farão as provas para ganhar experiência.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Branca Ícone Instagram

© 2020 por Educa 2022. Os textos do portal Educa 2022 podem ser reproduzidos, desde que citada a fonte "Educa 2022".