• Demétrio Weber

Enem: mais 5 dias para inscrições


As inscrições no Enem foram prorrogadas por mais cinco dias, até a próxima quarta-feira (27/5). O novo prazo atende parcialmente um pedido do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que havia solicitado mais duas semanas, até 5 de junho.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou a decisão após reunião com representantes do Consed, na sexta-feira (22/5) − mesmo dia em que terminaria o prazo original.

O Enem já recebeu mais de 5,1 milhões de inscrições. A prorrogação busca atender principalmente alunos da rede pública, pois o fechamento das escolas pode dificultar tanto o acesso à internet (a inscrição é on-line) quanto o apoio que muitos professores costumam dar aos estudantes no ato da inscrição.

Diálogo

Em nota, o Consed agradeceu ao Inep e ao MEC o "espaço para o diálogo". "Para o Consed, a decisão é acertada, pois permite que as redes tenham mais tempo e condições de ampliar o apoio aos estudantes, especialmente àqueles que estão concluindo o Ensino Médio", diz a nota.

A prorrogação é mais uma consequência da pandemia de covid-19 e ocorre após o adiamento das provas, por 30 a 60 dias, em data ainda a definir. O Inep informou que, no final de junho, fará uma enquete junto aos inscritos antes de determinar as novas datas do Enem.

O Ministério da Educação vinha resistindo aos pedidos de adiamento das provas, mas recuou depois que o Senado aprovou projeto nesse sentido − pelo placar de 75 votos a 1 − e que a Câmara dos Deputados deu sinais de que faria o mesmo.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2020 por Educa 2022. Os textos do blog Educa 2022 podem ser reproduzidos, desde que citada a fonte "Educa 2022".