
Agência Brasil
Enem digital teve 71,3% de abstenção

Por Mariana Tokarnia
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 digital registrou, no último domingo (7), a ausência de 71,3% dos participantes, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ao todo, dos 93.079 inscritos para fazer o exame, 26.709 fizeram as provas no segundo dia de aplicação. Apesar do alto número de faltas, o Inep considerou a aplicação piloto do Enem digital satisfatória.
“Estamos muito satisfeitos com o resultado. Acho que nesse momento, estamos escrevendo mais um capítulo importante na história do Enem, a primeira vez da aplicação digital”, diz o presidente do Inep, Alexandre Lopes. A intenção é que o exame se torne 100% digital até 2026.
Segundo Lopes, após a ausência de cerca de 68% dos candidatos no primeiro dia de aplicação, as faltas no segundo dia eram esperadas. “Nosso papel é oferecer à sociedade uma oportunidade de um exame de acesso ao ensino superior e isso nós conseguirmos fazer. A opção de não fazer é uma opção individual e isso a gente respeita”, diz Lopes.
De acordo com o balanço divulgado pelo Inep, 38 pessoas foram eliminadas por descumprir as regras do exame, no segundo dia de provas.
Edição: Fábio Massalli