• Redação Jeduca

Jeduca cresce e supera desafios

Atualizado: Mar 27


Foto: Chris Montgomery / Unsplash

Em 2020, ano em que a pandemia de covid-19 levou o mundo para trás da tela do computador, a Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) promoveu suas primeiras atividades totalmente on-line: em outubro, aconteceu o 4.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação e, em dezembro, a primeira edição do Curso de Jornalismo de Educação.

As atividades on-line possibilitaram a ampliação e a diversificação do público. O 4.º Congresso contou com a participação de 1.048 pessoas entre participantes, palestrantes e mediadores de todos os estados e Distrito Federal e de oito países, além do Brasil. O público se dividiu entre educadores (28,4%), jornalistas que produzem conteúdo (27,6%) e estudantes de jornalismo (24,5%). A maior parte dos inscritos – 39,7% – tinha entre 20 e 30 anos; em segundo lugar, pessoas de 31 a 40 anos (24,8%).

O Curso de Jornalismo de Educação recebeu 1.149 inscrições de todas as unidades da federação, exceto de Tocantins, além de países como Angola, Argentina, Eslovênia, Estados Unidos, Moçambique e Portugal. Do total de inscritos, 50,5% eram jornalistas formados e 44,3%, estudantes de jornalismo.

Edital


Outro destaque do ano de 2020 foi o Edital de Jornalismo de Educação. Foram veiculadas as reportagens vencedoras da 1.ª edição e divulgados os três TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) premiados.

Além disso, foi lançada a 2.ª edição do Edital, que, na Categoria Jornalista, recebeu 50 propostas de pautas de 47 jornalistas de 14 unidades da federação (BA, CE, DF, ES, MG, PE, PI, PR, RJ, RR, RS, SC, SE e SP). Os vencedores, anunciados em dezembro de 2020, são de seis estados: Bahia, Sergipe, Pernambuco, São Paulo, Paraná e Ceará. Na Categoria Estudante, foram 105 trabalhos inscritos de 21 unidades da federação.

A associação


Em junho foi eleita, de forma on-line, a diretoria para o período 2020-2022. O jornalista Fábio Takahashi assumiu a presidência e Renata Cafardo, a vice-presidência da associação. O grupo também é composto por Ângela Chagas, Antônio Gois, Mariana Tokarnia, Paulo Saldaña e Tatiana Klix.

O Comitê Editorial, um grupo consultivo da Jeduca, também foi renovado em 2020, contando com a participação de Amanda Cieglinski (coordenadora), Cintia Gomes, Elisângela Fernandes, Fábio Mazzitelli, Gustavo Paiva, José Brito, Karina Yamamoto, Luiz Fernando Toledo, Paulo de Camargo, Ricardo Falzetta, Rodrigo Ratier, Sabine Righetti, Thais Borges e Vanessa Vieira.


O número de associados chegou a 1.409 em dezembro de 2020, com a incorporação de 219 novos integrantes.

Editora pública e conteúdos


No ano de 2020, a editora pública da Jeduca realizou 169 atendimentos.

Ao longo do ano, a associação também ampliou sua presença na internet em eventos on-line e nas redes sociais. Realizou 11 webinários, todos transmitidos pelo YouTube e Facebook, sobre temas relacionados à pauta da educação no contexto da pandemia e a temas de fundo da cobertura, como avaliação e educação especial.

Nas cinco redes sociais em que está presente – Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube –, houve aumento do número de seguidores. O maior aumento foi registrado no YouTube, que saltou de 674 inscritos para 4.420 entre dezembro de 2019 e de 2020.

A Jeduca também lançou um guia de cobertura on-line e gratuito, “Educação infantil e os primeiros anos do ensino fundamental”, escrito pelo jornalista Victor Vieira. O guia detalha as características e desafios dessas etapas, além do impacto da pandemia de covid-19, dicas para entrevistar crianças e uma seleção de fontes de dados sobre essas etapas.

No site, foram publicados 64 novos conteúdos, atingindo 84.960 visualizações.

A pandemia foi o mote para duas webséries lançadas pela Jeduca em 2020: Jornalistas contra o coronavírus e Rotina na quarentena – Jornalismo de educação. Participaram profissionais de diversas partes do país, que atuam em diferentes tipos de veículos e projetos e que relataram suas experiências.

Para o 4.ª Congresso foi produzida uma série de cinco vídeos especiais sobre os desafios impostos pela pandemia em várias partes do país.

Confira aqui o relatório completo.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Branca Ícone Instagram

© 2021 por Educa 2022. Os textos do portal Educa 2022 podem ser reproduzidos, desde que citada a fonte "Educa 2022".