• Agência Consed

Eleito novo presidente do Consed


O presidente eleito do Consed, Vitor de Angelo. Foto: Divulgação/Consed

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) elegeu, nesta terça-feira (10), sua nova diretoria para o biênio 2021-2022. O secretário de Educação do Espírito Santo, Vitor de Angelo, foi eleito presidente da entidade e vai suceder a atual presidente, a secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, Cecilia Motta, cujo mandato se encerra em fevereiro de 2021.


Angelo se elegeu com um discurso de continuidade da atual gestão e contou com ampla aprovação do fórum, que chegou a divulgar, nas últimas semanas, uma carta de apoio ao seu nome, assinada por 23 secretários. De acordo com a carta, “a postura e a condução agregadora, democrática e dialogada da atual presidente têm sido fundamentais para o necessário e esperado equilíbrio de uma organização múltipla e heterogênea como o Consed”.


Ainda segundo o documento, “as conquistas e os avanços obtidos no mandato da presidente Cecilia Motta devem ser não apenas mantidas, mas ainda mais fortalecidas pelo próximo presidente, dando continuidade à gestão participativa, autônoma e equilibrada dos anos recentes, sem abrir mão das parcerias, mas se orientando exclusivamente pelas necessidades da educação pública”.


Após sua eleição, o secretário Vitor de Angelo agradeceu a confiança dos pares e disse estar honrado com a nova missão. Em seu plano de gestão, entre outros objetivos, ele citou o fortalecimento das frentes de trabalho do Consed e da Agenda da Aprendizagem, desenvolvida em conjunto com a Undime e parceiros da sociedade civil organizada.


“Daremos ainda uma atenção especial ao Sistema Nacional de Educação, à colaboração com os municípios e a União, e queremos nos aproximar mais das universidades, por meio da Andifes.”

Angelo também propôs a criação de uma frente de trabalho especial para tratar o pós-pandemia.


Vices


Além do presidente, foram eleitos na reunião extraordinária desta terça (10) os vice-presidentes das regiões. Cecilia Motta passará a ser a primeira vice-presidente, pela região Centro-Oeste. O secretário do Rio Grande do Norte, Getúlio Ferreira, será o segundo vice, pela região Nordeste. A secretária de Roraima, Leila Perussolo, foi eleita pela região Norte e será a terceira vice. O quarto vice será o secretário Natalino Uggioni, de Santa Catarina. Já o secretário do Rio de Janeiro, Comte Bittencourt, foi escolhido pelo fórum para ser o quinto vice-presidente, pela região Sudeste.


Na presidência do Conselho Fiscal, continuará o secretário de Educação de Sergipe, Josué Modesto. Ao seu lado, estarão os secretários de Rondônia, Suamy Vivecananda; da Bahia, Jerônimo Rodrigues; de Goiás, Fátima Gavioli; de Alagoas, Fábio Guedes; e do Piauí, Ellen Gera. A posse vai ocorrer em fevereiro do ano que vem.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Branca Ícone Instagram

© 2020 por Educa 2022. Os textos do portal Educa 2022 podem ser reproduzidos, desde que citada a fonte "Educa 2022".