• Mariana Weber da Rosa

Covid-19 e a nova realidade


O mundo não é mais o mesmo depois da covid-19, e a juventude de hoje terá de amadurecer mais rápido que no passado. É o que disse o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama aos formandos do ensino médio de 2020 − a turma que, por causa do novo coronavírus, ficou sem as tradicionais festas de formatura.


"Muitos jovens acordaram para o fato de que o jeito tradicional de fazer as coisas não funciona. Que não importa quanto dinheiro você ganha, se todos na sua volta estão doentes e famintos. Que a nossa sociedade e a nossa democracia só funcionam quando pensamos não somente em nós mesmos, mas em todos", discursou Obama, em vídeo exibido no último dia 16 de maio.

Ele e personalidades de outras áreas, como a ativista paquistanesa Malala Yousafzai e o jogador de basquete LeBron James (um dos organizadores), participaram de um programa especial transmitido por algumas das principais emissoras de TV dos EUA, o Graduate Together: America Honors the High School Class of 2020 (algo como Formar-se junto: a América homenageia a turma de ensino médio de 2020).

Discurso

Confira trecho do discurso de Obama:

"Se vocês planejaram fazer faculdade longe de casa e ir até o campus no outono, isso não vai mais acontecer. Se vocês estavam planejando começar a trabalhar enquanto fariam a faculdade, será mais difícil achar o primeiro emprego.

Mesmo as famílias que estavam em relativa estabilidade financeira estão lidando com uma grande incerteza. Aqueles que estavam lutando anteriormente estão por um fio. Tudo isso significa que vocês vão ter que crescer mais rápido que algumas gerações.

Essa pandemia sacudiu o status quo e escancarou muitos dos problemas enraizados do nosso país: a grande desigualdade econômica, a contínua disparidade racial e a falta de um sistema de saúde básico para os necessitados.

Muitos jovens acordaram para o fato de que o jeito tradicional de fazer as coisas não funciona. Que não importa quanto dinheiro você ganha, se todos na sua volta estão doentes e famintos; que a nossa sociedade e a nossa democracia só funcionam quando pensamos não somente em nós mesmos, mas em todos.

Foi desvendada também outra dura realidade, algo que todos temos de finalmente aceitar quando acaba a nossa infância. E todos aqueles adultos que vocês pensavam que estavam na liderança, comandando, e que sabiam o que estavam fazendo?

Acontece que eles não têm todas as respostas. Muitos deles não estão nem fazendo as perguntas certas. Então vai depender de vocês fazer do mundo um lugar melhor. Deve ser um pouco intimidante perceber isso, mas eu espero que seja também inspirador."

Série

Este é o segundo de uma série de três posts sobre o discurso de Obama aos formandos do ensino médio de 2020.

O primeiro foi postado ontem (26/5) e pode ser acessado aqui.


* * *


Mariana Weber da Rosa é graduada em produção audiovisual na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Fez curso de maquiagem na London College of Fashion e de efeitos especiais na Cavendish College, em Londres, no Reino Unido. Atualmente é produtora cultural e de conteúdo, tendo criado a Ah Tri Cultural.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2020 por Educa 2022. Os textos do portal Educa 2022 podem ser reproduzidos, desde que citada a fonte "Educa 2022".