• Demétrio Weber

Comunidad Atenea une professores



Trocar experiências e aprender com os colegas de profissão. Eis os objetivos de uma comunidade de prática, iniciativa que tem auxiliado escolas e redes de ensino a aprimorar a qualidade da ação pedagógica e da gestão.

O compartilhamento de experiências e o debate podem se dar em ambientes virtuais, o que ganha mais importância em meio à covid-19 e diante dos desafios do ensino remoto.

Comunidades de troca não se restringem a uma rede de ensino nem a um país. Exemplo disso é a Comunidad Atenea, plataforma on-line gratuita que já reúne mais de 6 mil professores de pelo menos 13 países da América Latina, como Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai.


A Atenea disponibiliza mais de 180 atividades pedagógicas, permitindo o intercâmbio entre profissionais latino-americanos. Professores brasileiros, contudo, são minoria.

'Gerar comunidade'

A Atenea foi criada pela Varkey Foundation, entidade responsável pelo Global Teacher Prize (Prêmio Professor Global), conhecido como o "Nobel da Educação" − que reconhece a contribuição de professores para o avanço do ensino e da aprendizagem.

O diretor regional para América Latina da Varkey Foundation, Agustín Porres, destaca o que levou a entidade a criar a Atenea: "Desde muitos anos atrás, conversamos com professores da América Latina sobre suas necessidades específicas. Uma das respostas que mais ouvimos é a necessidade de 'gerar comunidade'", contou Agustín, em entrevista por e-mail.

Ele acrescentou: "Situações semelhantes se destacam em diferentes países, pois todos enfrentam os mesmos desafios e têm a mesma missão: que as crianças aprendam mais e melhor. Queremos uni-los no que já estão fazendo, e desejamos que eles possam apertar a mão um do outro. Não sobrecarregá-los com novas demandas. Normalmente ouvimos que sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe. Nós concordamos. E queremos acompanhar os professores nesse caminho."

Tradução

As experiências e os planos de aula compartilhados na comunidade estão, na maioria, em espanhol. O diretor informa, contudo, que é possível traduzir o conteúdo para outros idiomas.

Eis as instruções enviadas pela Varkey Foundation:

1) Entre em nosso site www.comunidadatenea.org através do Google Chrome. 2) Clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar da página e escolha a opção "Transale to" (“Traduzir para”). 3) Você pode selecionar o idioma para o qual deseja traduzi-lo e o conteúdo da página estará disponível no idioma selecionado.

Esclarecimento: para cada seção que você navegar, você terá que repetir a etapa 2.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Branca Ícone Instagram

© 2020 por Educa 2022. Os textos do portal Educa 2022 podem ser reproduzidos, desde que citada a fonte "Educa 2022".