• Demétrio Weber

Cláudio Lovato Filho estreia como colunista


Cláudio na Filadélfia, nos EUA, onde se passa o conto de estreia no Educa 2022. Foto: Arquivo pessoal.

Cláudio Lovato Filho é um escritor capaz de parar o tempo. Nas suas páginas, a bola cabeceada por Figueroa na final que deu ao Inter o primeiro título do Campeonato Brasileiro, em 1975, poderia ficar suspensa no ar − para que ele, observador atento, nos guiasse pelo campo, caminhando entre os jogadores, subindo às arquibancadas, nos fazendo ver o que talvez ninguém tenha percebido naquela tarde ensolarada.

Mesmo quando estão longe do estádio, os personagens de Cláudio correm atrás da bola, narram gols, vivem a ansiedade que antecede cada jogo. O futebol é seu palco. E torcer por um time não é escolha − é premissa, pressuposto, condição para estar vivo.

Os livros de Claudio narram aventuras futebolísticas nos gramados de Porto Alegre e do mundo. E vão além. Estamos diante de alguém que esquadrinha o que os olhos não veem. O futebol é cimento para construir pontes, encontros, possibilidades. Com um lirismo que se move palavra a palavra. Mesmo quando o tempo para.

Gremista

Os personagens de Cláudio não contam, mas vale dizer que o autor é gremista. Sim, tricolor roxo de tão azul. Daí a alusão a Figueroa e ao Internacional, no começo deste texto. Uma provocação, claro. A que ele responderia elegantemente, com certeza. Fazendo uso, por certo, do conhecimento enciclopédico sobre futebol, times, campeonatos e jogadores.

Jornalista experiente, Cláudio viajou pelo mundo, colecionando histórias em vários continentes. Suas crônicas de viagem, a partir de hoje, passam a ser compartilhadas com os leitores do Educa 2022. Sempre aos domingos. Para começarmos a semana com um grito de gol.

A educação passa por aqui.

Educa 2022

Professor que escreve uma fórmula em um

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2020 por Educa 2022. Os textos do portal Educa 2022 podem ser reproduzidos, desde que citada a fonte "Educa 2022".