• Demétrio Weber

Aliança Francesa: 135 anos no Brasil

Atualizado: 24 de Set de 2020



A Aliança Francesa está completando 135 anos em território brasileiro. De suas 830 escolas de francês no mundo, 34 ficam no Brasil, onde estão matriculados cerca de 22 mil alunos. A Aliança chegou ao país em 1885.


Na última segunda-feira (21), o governo da França lançou uma campanha global, sob o lema #plusloin (mais longe), para incentivar jovens de 18 a 25 anos a aprender o idioma.


"A campanha #plusloin tem como objetivo mostrar que o francês é, numa escala internacional, uma língua moderna, acessível e que pode desvendar novas oportunidades profissionais. Só no Brasil, são cerca de 1.000 empresas francesas em operação", diz texto divulgado pela Embaixada da França em Brasília.

A embaixada informa que "atualmente, 300 milhões de pessoas falam francês em todo o mundo, segundo a Organização Internacional da Francofonia". As unidades da Aliança Francesa estão presentes em 134 países. "As Alianças são instituições sem fins lucrativos e uma parte das vagas é destinada a alunos carentes", diz o texto.


WhatsApp


A campanha #plusloin oferece gratuitamente a possibilidade de que qualquer interessado converse em francês com alguém fluente no idioma. Basta ligar, pelo WhatsApp, para o número +33 6 99 82 13 75.