• Demétrio Weber

Agência Câmara completa 20 anos


Reprodução/TV Câmara

A Agência Câmara de Notícias, órgão de informação da Câmara dos Deputados, completou 20 anos em julho. Para celebrar a data, a TV Câmara produziu reportagem especial sobre o trabalho da agência.

Um dos entrevistados foi o criador do Educa 2022, jornalista Demétrio Weber.

O Educa 2022 reproduz conteúdo da Agência Câmara sobre temas educacionais. Nas últimas semanas, fez isso com maior frequência, durante o debate e a aprovação, na Câmara, da proposta de emenda à Constituição (PEC) que amplia e torna permanente o Fundeb (fundo de financiamento da educação básica).

Confira a reportagem realizada pelo jornalista Cid Queiroz:

Parte 1

Parte 2

Confira trecho de matéria da Agência Câmara de Notícias sobre seus 20 anos de atuação.:

"Inaugurada há 20 anos, a Agência Câmara noticia os debates e votações de todas as propostas em tramitação, seja nas comissões ou no Plenário. Assim, é a única fonte de informação completa sobre o trabalho legislativo na Câmara dos Deputados, que permite ao cidadão acompanhar os rumos de uma proposta antes que ela seja votada.

Desde julho do ano 2000, foram mais de 230 mil notícias publicadas, grande parte delas replicadas por sites especializados e veículos de comunicação privados. Além da divulgação de informação confiável — característica importante em tempos de fake news —, foi na Agência Câmara que surgiram as enquetes sobre propostas, os bate-papos dos cidadãos com os deputados responsáveis por relatar os textos dos projetos e as audiências públicas interativas nas comissões.

O resultado dessa missão de transparência e participação social, pilares da comunicação pública, reflete-se no crescente número de visualizações de páginas, que alcançou o recorde de 16,5 milhões no primeiro semestre de 2020. Além disso, mais de 70 mil pessoas recebem, por e-mail, as notícias com temas específicos de seu interesse."

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Branca Ícone Instagram

© 2020 por Educa 2022. Os textos do portal Educa 2022 podem ser reproduzidos, desde que citada a fonte "Educa 2022".