• Mariana Weber da Rosa

A formatura, por Obama



Como todo bom orador em uma cerimônia de formatura, o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama dedicou parte de sua homenagem aos formandos do ensino médio de 2020 para falar, claro, sobre a importância da formatura. "É um marco da passagem para a vida adulta, o momento em que vocês começam a tomar conta de suas vidas", disse ele, em vídeo transmitido no último dia 16 de maio, durante um programa especial conjunto de algumas das principais emissoras de TV dos EUA.

O ex-presidente acrescentou: "É também quando vocês podem decidir o que é importante, qual o tipo de carreira vão almejar, com quem vocês querem construir uma família e os valores pelos quais vocês querem viver. E isso pode ser assustador no atual momento em que o mundo se encontra."

O Graduate Together: America Honors the High School Class of 2020 (algo como Formar-se Junto: a América homenageia a turma de ensino médio de 2020) foi dedicado à turma que estava concluindo o ensino médio e não pôde participar das tradicionais cerimônias de formatura devido à pandemia de covid-19. Nos EUA, ao contrário do Brasil, o ano letivo termina ao final do primeiro semestre.


Orelhas

Empenhado em transmitir inspiração e otimismo aos formandos, Obama também brincou com o fato de que festas de formatura costumam ter discursos longos − e que a turma de 2020 estava livre disso. E emendou: "Não é muita gente que veste bem o chapéu de formatura, especialmente se você tem orelhas grandes como eu." A fala do ex-presidente durou 7 minutos.

Esta é a terceira e última matéria sobre o discurso de Obama aos formandos.

Confira aqui a primeira e a segunda.

O vídeo com a íntegra da mensagem de Obama pode ser conferido aqui.

Abaixo, um trecho da fala do ex-presidente:

"A formatura é uma grande conquista sob qualquer circunstância. Alguns de vocês tiveram que superar obstáculos difíceis durante este caminho, seja uma doença ou um dos pais perdendo o emprego, ou morar em um lugar onde as pessoas os excluem frequentemente. Além dos desafios comuns do crescimento, todos vocês tiveram que lidar com a pressão extra das redes sociais, denúncias de tiroteios em colégios e a aparição da mudança climática.

E então, quando vocês estavam prestes a celebrar ter passado por tudo isso, quando vocês estavam com a expectativa de ir a festas de formatura e noites com universitários, cerimônias de formatura e, vamos falar a real, um monte de festas, o mundo virou do avesso por causa de uma pandemia. Vocês amam os seus pais, eu tenho certeza disso, mas aposto que ficar preso em casa com eles e jogando jogos de tabuleiro ou assistindo a Tiger King, na Netflix, não é exatamente como vocês imaginaram os últimos meses do ano de formatura.

Agora vou ser honesto com vocês: a decepção de perder uma formatura ao vivo vai passar bem rápido. Eu não lembro muito da minha própria formatura no colégio. Eu sei que sentar lá e não ter que ouvir um discurso de formatura não é tão ruim. Os meus discursos normalmente foram muito longos. E também não é muita gente que veste bem o chapéu de formatura, especialmente se você tem orelhas grandes como eu. E vocês vão ter tempo suficiente para se atualizar com seus amigos, uma vez que a crise imediata na saúde pública acabe.

Mas o que continua sendo verdade é que a formatura de vocês é um marco de passagem para a vida adulta, o momento em que vocês começam a tomar conta de suas vidas. É também quando vocês podem decidir o que é importante, qual o tipo de carreira que vão almejar, com quem vocês querem construir uma família e os valores pelos quais vocês querem viver. E isso pode ser assustador no atual momento em que o mundo se encontra."

* * *


Mariana Weber da Rosa é graduada em produção audiovisual na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Fez curso de maquiagem na London College of Fashion e de efeitos especiais na Cavendish College, em Londres, no Reino Unido. Atualmente é produtora cultural e de conteúdo, tendo criado a Ah Tri Cultural.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2020 por Educa 2022. Os textos do portal Educa 2022 podem ser reproduzidos, desde que citada a fonte "Educa 2022".